domingo, janeiro 31, 2021

 

DISCO SAMBA: UMA DESCOBERTA


Por Daline Rodrigues Gerber


        Vim falar sobre algo que conheci através de uma amiga que mora em Barcelona: o Disco Samba. Essa é uma música que foi produzida por um trio chamado Two Man Sound, formado por de músicos belgas atuantes nos anos setenta, conhecidos por ter combinado o ritmo característico do disco music com aqueles tipicamente sul-americanos, como o samba e a bossa. 
        Como brasileira que sou e interessada pela música do meu país, quis investigar o conteúdo da música. Tive a grata surpresa de verificar músicas que eu conhecia e músicas completamente desconhecidas para mim. Vamos conferir juntos quais músicas eu encontrei? Um detalhe interessante: como o trio gostava da música brasileira, mas provavelmente não sabia direito o português, a composição traz um português não apenas com sotaque, mas com palavras emboladas e sons de vozes improvisadas. Algumas pessoas reprovariam isso, mas eu, particularmente, achei fantástico, porque eles conseguiram reunir em único hit, muitas canção brasileiras importantes, embora dificilmente estivessem preocupados com isso. Eu estou. E eles me ajudaram, então...
            Certo! Primeiro eu colocarei a música do trio Two Man Sound, depois colocarei na ordem as músicas que foram usadas como referência. Vamos lá!




DISCO SAMBA (1977)
Two Man Sound
Pe pe
Pe pe pe pe
Pe pe
Pe pe pe pe
Pe pe
Pe pe pe pe pe pe
Pe pe
Pe pe pe pe
Pe pe
Pe pe pe pe
Pe pe
Pe pe pe pe pe
Upa neguinho na estrada
Upa pra la e pra ca
Virgi que coisa mais linda
Upa neguinho comecando a andar
Comecando a andar comecando a andar
Zazuera Zazuera
Zazuera Zazuera
A E I O U Ypselon
A E I O U Ypselon
A E I O U Ypselon
Fio maravilha nos gosamos de voce
De de de de de de de de
Fio maravilha faz mais um pra gente ver
De de de de de de de de
Brigitte Bardot Bardot
Brigitte beijo beijo
Na tela do cinema tu mundo se afougo
Ay ay caramba oh oh oh
Ay ay caramba
Ay ay Caramba
Ay ay caramba
Moro num pais tropical
Abencoado por Deus
Que e bonito por natureza mais que belheza
So fla fla maeee
So fla fla maeee
So fla fla maeee
So fla fla maeee
Brasil
La la la la la la la eu sou brasileiro
La la la la la la la
La la la la la la la
Brasil, Brasil
Voce abusou tiro partido de mim abusou
Tiro partido de mim abusou
Tiro partido de mim abusou
Na na na
Neeega neeega neeega
Tiro barubarubaee
La la la la la la la la la la
La la la la la la la la la la
Quero de voce eu cantar
Eh meu amigo Charlie se voce quize
Oooooh
Eh meu amigo Charlie Brown
Charlie Brown Charlie Brown
Yire yira llorara yiredurauda direrara
Llorara llorara yire yira yire yira
Ole le Ola la Pegano Gonze Pegano Ganza
Ole le Ola la Pegano Gonze Pegano Ganza
Mariana Mariana
Que saudade da
E na linda baiana
Ooooh oh oh oh oh baiano
Oba oba oba
Oooooh oh oh oh oh baiano
Oba oba oba
Por isso agora deixe estar
Deixe estar que eu vou a entregar voce
Por isso agora deixe estar
Deixe estar que eu vou a entregar voce
Ole Ola O flamengo ta botando pra quebra
Ole Ola O flamengo ta botando pra quebra
Bahía.laralaralarala
Y arandandara yarandarada
Ia randarara daredei irandarararerei
Darendero derondai derondero darenderondai...
Zum zum zum zum zum zum
Olerere lere lai
Zum zum zum zum zum zum
Olerere lere lai
Zum zum zum zum zum zum
Olerere lere lai
Zum zum zum zum zum zum
Olerere lere lai
Eu meu amigo Charlie
Eu meu amigo Charlie
Charlie Brown.eeeehh...


 REFERÊNCIAS DISCOGRÁFICAS:


1. Upa Neguinho - Compositores: Gianfrancesco Guarnieri / Edú Lobo

Trecho: Pe pe / Pe pe pe pe / Pe pe / Pe pe pe pe / Pe pe / Pe pe pe pe pe pe / Pe pe Pe pe pe pe / Pe pe / Pe pe pe pe / Pe pe / Pe pe pe pe pe / Upa neguinho na estrada / Upa pra la e pra ca. / 
Virgi que coisa mais linda / Upa neguinho comecando a andar / Comecando a andar comecando a andar




2. Zazueira - Compositor: Jorge Ben Jor

Trecho: Zazuera Zazuera / Zazuera Zazuera




3. Sebastiana - Compositor: Rosil Cavalcanti

Trecho: A E I O U Ypselon / A E I O U Ypselon / A E I O U Ypselon




Uma canção contemporânea que utiliza o trecho citado:


4. Fio Maravilha - Compositor: Jorge Ben Jor

Trecho: Fio maravilha nos gosamos de voce / De de de de de de de de Fio maravilha faz mais um pra gente ver / De de de de de de de de



5. Brigitte Bardot - Compositor: Miguel Gustavo

Trecho: Brigitte Bardot Bardot / Brigitte beijo beijo / Na tela do cinema tu mundo se afougo




6. Caramba... Galileu da Galiléia - Compositor: Jorge Ben Jor

Trecho: Ay ay caramba oh oh oh / Ay ay caramba / Ay ay Caramba / Ay ay caramba






7. País Tropical - Compositor: Jorge Ben Jor

Trecho: Moro num pais tropical / Abencoado por Deus / Que e bonito por natureza mais que belheza / So fla fla maeee / So fla fla maeee / So fla fla maeee / So fla fla maeee


8. Aquarela do Brasil - Compositor: Ary Barroso

Trecho: Brasil / La la la la la la la eu sou brasileiro / La la la la la la la / La la la la la la la / Brasil, Brasil


9. Você abusou - Compositor: Antônio Carlos / Jocafi

Trecho: Voce abusou tiro partido de mim abusou / Tiro partido de mim abusou / Tiro partido de mim abusou



10. Nega De Obaluaê - Compositor: Wando

Trecho: Neeega neeega neeega / Tiro barubarubaee



11. Tristeza - Compositores:  Haroldo Lobo e Niltinho

Trecho: La la la la la la la la la la / La la la la la la la la la la / Quero de voce eu cantar




12. Charlie Brown - Compositor: Benito Di Paula

Trecho: Eh meu amigo Charlie se voce quize / Eh meu amigo Charlie Brown / Charlie Brown Charlie Brown








13. Festa para um rei Negro (pega no Ganzê) - Compositor Zuzuca

Trecho: Yire yira llorara yiredurauda direrara / Llorara llorara yire yira yire yira




14. Referência não encontrada.

Trecho: Mariana Mariana / Que saudade da / E na linda baiana



15. Mais que nada - Compositor:  Jorge Ben Jor

Trecho: Ooooh oh oh oh oh baiano / Oba oba oba / Oooooh oh oh oh oh baiano / Oba oba oba



16. Desacato - Compositores: Antônio Carlos Marques Pinto / Jose Carlos Figueiredo

Trecho: Por isso agora deixe estar / Deixe estar que eu vou a entregar voce
Por isso agora deixe estar / Deixe estar que eu vou a entregar voce




17. Referência não encontrada. É possível que seja um grito de torcida organizada do clube de futebol: flamengo.

Trecho: Ole Ola O flamengo ta botando pra quebra / Ole Ola O flamengo ta botando pra quebra



18. Referência não encontrada. Separei algumas músicas que falam da Bahía, por via das dúvidas.

Trecho: Bahía.laralaralarala / Y arandandara yarandarada / Ia randarara daredei irandarararerei / Darendero derondai derondero darenderondai...






19. Zum zum - Compositores: Fernando Lobo / Paulo Soledade

Trecho: Zum zum zum zum zum zum / Olerere lere lai / Zum zum zum zum zum zum / Olerere lere lai / Zum zum zum zum zum zum / Olerere lere lai / Zum zum zum zum zum zum



20. Charlie Brown - Compositor: Benito Di Paula

Trecho: Eu meu amigo Charlie / Eu meu amigo Charlie / Charlie Brown.eeeehh...






Espero que a pesquisa ajude alguém! Um abraço!

Comente: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?